sexta-feira, 21 de março de 2014

O que é Lalande

Ilha do Mel-PR

- Diga de novo o que é Lalande - Implorou a Joana.
- É como lágrimas de anjo. Sabe o que é lágrimas de anjo? Uma espécie de narcisinho, qualquer brisa inclina ele de um lado para o outro. Lalande é também mar de madrugada, quando nenhum olhar ainda viu a praia, quando o sol não nasceu. Toda a vez que eu disser: Lalande, você deve sentir a viração fresca e salgada do mar, deve andar ao longo da praia ainda escurecida, devagar, nu. Em breve você sentirá Lalande... Pode crer em mim, eu sou uma das pessoas que mais conhecem o mar.  
 Este trecho foi retirado do livro Perto do Coração Selvagem da Clarice Lispector. A personagem Joana tinha o hábito de criar palavras novas para passar o tempo, e "Lalande" foi uma das invenções dela.

Desde a minha primeira leitura deste livro, me apaixonei perdidamente por esta palavrinha mágica. Pensei em várias possibilidades para usá-la em diferentes fases da minha vida (nome de banda na minha fase quero-ser-rockstar, nome de uma loja na minha fase quero-ser-empreendedora e finalmente um blog), mas eu sempre tinha em mente que qualquer que fosse o destino desse nome, teria que ser algo muito especial e que eu faria da melhor forma possível.

Além disso, sempre que penso em Lalande, consigo sentir exatamente o que a Joana propõe. É mágico. E foi assim que Lalande passou a ser meu Abracadabra, meu Hakuna Matata, e além disso, Doce Lalande, é algo que para mim vai muito além do Lar Doce Lar.

8 comentários:

  1. Que fofo. Adorei a palavra também e com certeza vou guarda la com muito carinho. Até porque, na minha cabeça ficou ligado a mar, e eu amo mar. Me tranquiliza.

    xoxo,
    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo o mar, é como um lar impossível, como diz uma música do Nando Reis ''quando a gente fica em frente ao mar, a gente se sente melhor" =)

      Excluir
  2. Ainda bem que achas essa palavrinha mágica para ti,vi aqui desejar-te um excelente fim-de-semana,fica com deus e muitos beijinhos!! http://sandrasofiaafonso1.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Que amor o significado da palavra, até agora não sabia o que queria dizer o significado do nome do blog XD Nunca li Clarice Lispector, mas tenho um livro dela em casa (é alguma coisa a ver com maçã rs)

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que não li muitos livros da Clarice também, apenas Perto do Coração Selvagem e Felicidade Clandestina porque era leitura obrigatória quando fiz vestibular. Faz tempo. Mas quando te sobrar um tempinho tente ler o seu livro, se chama A maçã no Escuro (fui procurar no google uma resenha =p parece muito bom). A forma em que ela escreve é única.
      Beijos

      Excluir

Obrigada por deixar seu recado =)